PORTIFÓLIO

Matéria publicada em O Globo,  sobre a TV Alerj e meu trabalho como editora-chefe e apresentadora no Jornal da Alerj.

Dia - 06.03.2011,
http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2011/03/04/tv-alerj-mostra-trabalho-dos-deputados-estaduais-sem-se-preocupar-com-tamanho-da-audiencia-923940552.asp

TV ALERJ: PRÉDIO DO CARREFOUR NA TIJUCA PODE SER CENTRO TECNOLÓGICO



A construção de um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) na Tijuca, zona Norte do Rio, mobilizou os participantes do programa “Alerj Debate” que vai ao ar neste sábado (28/05), às 22h30, pela TV Alerj (Canal 12 da Net). Para abordar o assunto, a jornalista Daniela Lobo e o deputado Gilberto Palmares (PT) receberam o vereador do Rio Reimont (PT) e Rosemere dos Santos, moradora da comunidade do Borel. Eles acreditam que o prédio onde funcionou o supermercado Carrefour, na Rua Conde de Bonfim, pode ser usado para a implantação do CVT.

Autor de uma indicação legislativa aprovada na Alerj para a desapropriação da construção em frente ao Borel, o deputado Palmares lembrou da necessidade de levar serviços públicos, principalmente no que se refere à Educação, para o bairro da Tijuca. “A chegada das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foi importante para o desenvolvimento do local, mas apenas isso não é suficiente. Temos que fazer com que os demais serviços cheguem aos moradores das diversas comunidades que compõem a região”, registrou.

O vereador Reimont afirmou que o prédio onde funcionava o Carrefour está abandonado há anos. “É uma região carente que abrange as favelas do Borel, Formiga e Casa Branca. O local precisa de melhorias”, pontuou. Já Rosemere revelou que, muitas vezes, os filhos dos moradores do morro estudam longe devido à falta de escolas na região. “Com isso, os pais não podem acompanhar o desempenho escolar das crianças. Com uma escola perto e o CVT, será muito bom para os jovens se ocuparem mais”, argumentou Rosemere.

O programa será reprisado no domingo (29/05), às 15h



REFORMA POLÍTICA É TEMA DE DEBATE NA TV ALERJ

                          http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=37993

A reforma política, que está sendo discutida no Congresso Nacional, é o tema do programa Alerj Debate, da TV Alerj (canal 12 da Net) que vai ao ar nesta terça-feira (15/03), às 18h30, com a presença dos deputados Luiz Paulo (PSDB) e Gilberto Palmares (PT). Os parlamentares debateram temas que serão levantados na reforma, como o voto distrital, o voto em lista fechada e o financiamento público de campanha, entre outros. “O sistema eletivo brasileiro é falho, deixa a desejar. Acredito que o Congresso pode votar alguns pontos importantes ainda neste primeiro semestre”, destacou Luiz Paulo.


O deputado Gilberto Palmares também defendeu a necessidade da reforma política, ressaltando que a coligação partidária para a disputa de cargos legislativos deveria deixar de existir. Palmares, no entanto, se mostrou preocupado com algumas propostas que poderiam piorar o atual sistema. “Nada é tão ruim que não possa piorar. O distritão pode acabar com a possibilidade de que ideias elejam as pessoas”, pontuou, referindo-se à proposta da transformação dos estados em distritos eleitorais, tornando a eleição para cargos legislativos majoritária, com o fim do voto proporcional.

Foram discutidos, ainda, temas polêmicos como o voto obrigatório, além de outras formas de diminuir a influência do poder econômico na política. O programa será reprisado no sábado (19/03) e no domingo (20/03), às 16h e 12h30, respectivamente. O debate também poderá ser acessado pela internet, no site http://www.tvalerj.tv. Abaixo, veja a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:

REFORMA DO HOSPITAL PEDRO II É TEMA DE PROGRAMA NA TV ALERJ



                               http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=37886

A municipalização e a reforma do Hospital Pedro II, desativado após um incêndio causado por um curto-circuito em outubro de 2010, serão discutidos no programa Alerj Entrevista, que contará com o deputado Luiz Paulo (PSDB) nesta terça-feira (01/03), às 18h30, na TV Alerj (canal 12 da Net). O hospital de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, atendia aproximadamente 390 mil moradores da região. A Prefeitura do Rio orçou a obra em R$ 80 milhões e prevê sua conclusão até 2012.

Segundo o parlamentar, que propôs uma CPI para investigar o caso, não está havendo transparência nas informações até então divulgadas. “Fomos surpreendidos pela transferência do hospital, por convênio, do Estado para a administração municipal. Ainda não há planejamento, não se sabe como será a nova gestão ou o que farão com os funcionários. O investimento calculado provavelmente será insuficiente, e afirmar que as obras terminam em 2012 não significa que o hospital passará a funcionar no mesmo ano”, pontuou. O programa será reprisado no sábado (05/03), às 16h.

O debate também poderá ser acessado pela internet, no site http://www.tvalerj.tv.

PROGRAMA NA TV ALERJ DEBATE ESTRATÉGIAS PARA A CPI DA SERRA



                                 http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=37811

As estratégias que nortearão os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar as circunstâncias e averiguar possíveis responsabilidades políticas em face do desastre ocorrido na Região Serrana foram debatidas no programa Alerj Entrevista que vai ao ar nesta terça feira (22/02), às 18h30. O convidado desta semana foi o deputado Luiz Paulo (PSDB), autor do requerimento de criação da comissão. Durante a atração o parlamentar citou como motivos da catástrofe as construções irregulares e a omissão do poder público. "A tragédia não pede identidade e nem imposto de renda. Ricos e pobres são afetados da mesma maneira. No caso de construções irregulares, pode ser por omissão do governo ou até mesmo pelo populismo, onde as construções são apoiadas por baixo dos panos. Precisamos investigar", comentou o tucano. O programa da TV Alerj terá reprise nesta sexta feira (25/02), às 20h.

A instalação da CPI da Região Serrana deve ser realizada nesta quinta-feira (24/02). "A CPI tem uma proposta muito ampla. É claro que queremos ouvir as autoridades estaduais e municipais, mas também queremos ouvir a sociedade. Associações de moradores, universidades e forças produtivas, como a Firjan e a Fecomercio, devem ser incluídas no debate. Assim conseguiremos gerar um documento que seja bastante propositivo. Hoje nós temos atividades separadas e é preciso juntar as forças. Nós queremos também o cumprimento e a existência de planos diretores, definindo esses usos e ocupações e, principalmente, mas não só, a verificação de todos os investimentos na última década, na região", completou Luiz Paulo. Além dele, a comissão contará, ainda, com os deputados Nilton Salomão (PT), Sabino (PSC), Marcus Vinícius (PTB), Rogério Cabral (PSB), Bernardo Rossi (PMDB) e Clarissa Garotinho (PR) como membros.

TV ALERJ FAZ COBERTURA FOCADA NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS


                         http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=36753
A TV Alerj preparou, para este domingo (03/10), uma programação especial de cobertura das eleições, dando ênfase na escolha dos deputados estaduais e federais, as chamadas eleições proporcionais. Ao longo do dia, serão apresentados debates ao vivo com especialistas em política e economia, além do acompanhamento da apuração dos votos e a interpretação dos resultados por analistas de pesquisas. Os programas podem ser acompanhados por quem possui antena parabólica, TV à cabo ou, simplesmente, Internet, pelo site www.tvalerj.tv , que reproduz o canal em tempo real (veja o serviço abaixo).

No primeiro debate, que irá ao ar às 16h e será apresentado pela jornalista Fernanda Pedrosa, o professor, pesquisador e editor do blog nepo.com.br, Carlos Nepomuceno, e o consultor em Gestão do Conhecimento e editor do blog memedecarbono.com.br, Roney Belhassof, irão falar sobre o uso da internet nas campanhas eleitorais. Segundo Carlos, a Internet vai além de ser um espaço de livre circulação de opinião. "O movimento da Internet é definitivamente uma iniciativa a qual o Brasil não pode mais ignorar, ainda mais em época de mobilizações sociais para ampliação da transparência de instituições políticas. Falo sempre que sem o livro não haveria a revolução francesa, e sem a internet o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, não teria sido eleito", pontua.

Já no debate que irá ao ar às 20 horas e será apresentado pela jornalista Daniela Lobo, o diretor presidente do Instituto Informa, Fábio Gomes, o professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) Marcos Figueiredo e o sociólogo do Iuperj Adalberto Cardoso farão a análise dos primeiros resultados e discutirão o sistema proporcional e o cálculo do quociente eleitoral para eleger deputados estaduais e federais. Também haverá debate sobre a economia do Rio de Janeiro e suas perspectivas.

Confira a programação de debates e como acompanhar a TV Alerj:

16h – O uso da Internet nas campanhas eleitorais

Carlos Nepumuceno

Roney Belhassof

17h – Balanço da economia do estado e expectativas para o próximo governo

José Marcio Camargo (Economista PUC)

Luis Carlos Prado (Economista UFRJ)

18h – Desafios para o próximo governo

Guiseppe Cocco (Cientista Político UFRJ )

Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (Cientista Político PUC)

20h – Análise dos primeiros resultados; o sistema proporcional e o cálculo do quociente eleitoral

Fabio Gomes (Instituto Informa)

Marcos Figueiredo (Iuperj)

Adalberto Cardoso (Sociólogo Iuperj)

21h – Análise dos resultados mais consolidados

Ricardo Ismael (Cientista Político PUC)

Paulo D´Avila (Cientista Político PUC)
Site: www.tvalerj.tv

DEPUTADA DEBATE, NA TV ALERJ, O PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES NEGRAS



                                http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=28125

Presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Assembleia Legislativa do Rio, a deputada Beatriz Santos (PRB) defendeu, durante o programa “Alerj Debate”, que vai ao ar nesta quinta-feira (29/01), a criação de delegacias especializadas para o combate aos crimes de preconceito. Segundo a parlamentar, a discriminação é, muitas vezes, o desencadeador da violência principalmente contra as mulheres. “Desde novembro passado, criamos o Disque Preconceitos (0800 282 0802). Percebemos que a maior parte das denúncias é voltada para mulheres negras que sofrem algum tipo de violência física ou psicológica. Temos que aumentar os canais de denúncias, pois a violência contra a mulher vem crescendo muito”, defendeu a deputada.

Santos informou ainda que apresentou uma indicação legislativa – de número 512/08 –, solicitando ao governador Sérgio Cabral a criação da Delegacia Legal especializada contra os crimes de preconceito racial e religioso. “Tenho certeza que o governador está sensível à questão. A criação desta delegacia contribuirá, também, para aumentar o número de denúncias de violência contra a mulher. De posse dos números reais, poderemos intensificar as políticas para combater o problema”, destacou a deputada. A subsecretária de Políticas para as Mulheres do município de São Gonçalo, Marisa Chaves, participou do programa. Ela explicou que o Estado do Rio conta com nove delegacias especializadas de Atendimento à Mulher e oito centros integrados de Atendimento à Mulher (Ciam).

“A Lei Maria da Penha tem dado mais segurança às mulheres para denunciar. Em São Gonçalo, por exemplo, em 2007 tivemos 23 mulheres assassinadas por companheiros. Em 2008 esse número caiu para quatro”, revelou Chaves. A subsecretária aproveitou para fornecer o endereço eletrônico do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher: http://www.cedim.rj.gov.br. Lá é possível encontrar o endereço e o telefone das nove delegacias especializadas e dos oito Ciams. As vítimas de violência também podem ser atendidas pela Central Nacional de Atendimento à Mulher, através do número de telefone 180. O serviço funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia. Já o Disque Preconceitos da Alerj funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h

DEPUTADO PARTICIPA DE PROGRAMA SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO NA TV ALERJ


                           http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=28060

Presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado João Pedro (DEM) defendeu, nesta sexta-feira (09/01), durante a gravação do programa “Alerj Debate”, que somente cirurgiões plásticos especializados devem realizar cirurgias de lipoaspiração. “É um caso muito grave. Hoje, mais de 90% das reclamações são em relação aos cirurgiões não especialistas que realizam esta intervenção. O Governo tem a obrigação de fiscalizar o cirurgião, a clínica e o consultório onde são feitas as operações”, analisou o deputado, que gravou a participação no programa que será exibido, na noite desta sexta, na TV Alerj (Canal 12 da Net) – o programa também estará disponível no site www.tvalerj.tv.

O debate contou ainda com a participação do médico José Goulart Furtado, membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, que, além de concordar com João Pedro, deu dicas e informações para quem pretende fazer uma lipoaspiração segura. “A cirurgia é indicada para os acúmulos de gordura em qualquer parte do corpo. Mas não se trata de uma intervenção menor ou menos arriscada que qualquer outra. É exatamente igual. O risco ocorre de acordo com as condições do paciente. Todos os médicos que pretendem fazer a lipoaspiração devem ser checados e, se possível, os pacientes devem procurar um cirurgião plástico que seja membro do Conselho de Medicina”, orientou Furtado.

O médico lembrou que a técnica está bem desenvolvida no País, que já se tornou uma referência mundial no assunto. “A lipoaspiração foi criada na França e hoje, pela genialidade de nossos cirurgiões, o Brasil é o maior centro deste tipo de cirurgia no mundo”, revelou. De acordo com ele, as novas técnicas de infiltração utilizadas nos centros médicos brasileiros podem retirar até 7% de volume corporal de um paciente


Nenhum comentário:

Postar um comentário